domingo, 25 de agosto de 2013

Curso Gestão de Restaurantes e Bares





3. Objetivos

3.1. Geral

 Capacitar os profissionais envolvidos com a gestão de restaurantes e bares com técnicas de gestão visando melhores resultados com a evolução a qualidade do serviço e oferta de produtos.

4. Público alvo

 Gestores de Restaurantes, Bares e Hotéis;
 Estudantes de turismo e Eventos.

5. Metodologia

 Aulas expositivas, debates e estudos de casos.

6. Estrutura Curricular

I. Administração de Materiais: Compras, Almoxarifado e Controle de Estoques – (30 horas)


Objetivos, Funções e Fundamentos. Atividades de Compra e seus Instrumentos. Gestão de Estoque: Previsão, Níveis de Controle, Custos e Avaliações e Classificações, Curva ABC, Armazenamento e Movimentação.

II. Gestão de Restaurante e Gastronomia – (30 horas)


Níveis de decisão. Noções de planejamento estratégico e conceito. Política de preços: objetivos, métodos e outras questões. Clientes: relação entre satisfação e lealdade; público-alvo e suas características. Organização operacional: divisão das praças, tipos de fluxos dos documentos administrativos; "Mise-en-place" de restaurante e mesas, atendimento ao cliente, abordagem ao cliente e etiqueta à mesa. Conceitos básicos sobre custos, Fichas técnicas operacional, de custos e fator de correção. Interpretação e desenvolvimento de cardápios. Requisitos comportamentais e atribuições do garçom. Implementação do esforço do marketing.

III. Direito Trabalhista e Previdenciária – (30 horas)


Relação de emprego e seus sujeitos. Fundamentos de Direito Coletivo do Trabalho: Convenções Coletivas de Trabalho; Conflitos Coletivos de Trabalho (Direito de Greve); Organizações Sindicais. Fundamentos de Direito Individual do Trabalho: Contrato de Trabalho; Principais Obrigações Trabalhistas; Fundo de Garantia por Tempo de Serviço; Salário. Previdência Social. Acidentes de trabalho.

IV. Contabilidade Gerencial – (30 horas)


Lucro empresarial e variações de preços. A análise de balanços como instrumentos de avaliação do desempenho. Fundamentos de contabilidade de custos. Relações custo/volume/lucro. Utilização de informações de custos para decisão do tipo qual produto cortar. Informações contábeis para decisão especiais. Conclusões e rumo da contabilidade gerencial.

V. Controle Financeiro – (30 horas)
Tipos de controles financeiros. O fluxo de caixa como ferramenta básica. As avaliações de desempenho financeiro. Planejamento Financeiro e orçamentário. Projeções financeiras.

VI. Marketing Gastronômico – (30 horas)


O papel do marketing nas organizações e na sociedade; satisfação, valor e retenção do cliente. Pesquisa de marketing. P ambiente de marketing. O comportamento do consumidor. Segmentação do mercado. Posicionamento e diferenciação da oferta de marketing. Composto de marketing.

7. Carga horária

- 180 horas – cada módulo com 30 horas.

8. Local das aulas

- Faculdade Integrada Tiradentes - FITS

9. Período:

- Inicio das aulas 10 de Setembro de 2013.

10. Horário

- Terça e quartas-feiras das 14 às 17 horas.

11. Investimento

- R$ 270,00 (Duzentos e Setenta Reais) por módulo



 Qualquer dúvida ligar para o cel. 9128-6957 Luiz Pacionni.


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