sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Sabores do Brasil em Maceió em um único momento


Ontem (05 Nov) aconteceu a Feira Gastronômica Paladares do Brasil em Maceió na Faculdade Maurício de Nassau realizada pelos alunos do 2 período de gastronomia sob a orientação do professor Aaron. A fusão de sabores, textura e aromas entre Alagoas, Pernambuco, Manaus, Bahia estiveram presentes no evento. 

Grandes chefs da cozinha brasileira resgataram na sua unicidade sabores regionais como Simone Bert (ceviche), Leão Chef (Pirarucu a casaca), Rivandro França (utilizou ingredientes do mercado da produção), Rosa Gonçalves (Moqueca de peixe e Moqueca de banana) e tantas outras palestras e oficinas.

A cultura na sua diversidade gastronômica está ligada a tradições passadas, no presente e no futuro, então é necessário haver registros para que a memória de um povo não seja perdida. Tem me chamado a atenção a fala do Rivandro França que temos que valorizar o que é da terra, conhecer os ingredientes locais para que em nenhum momento sejamos pegos de surpresa em outros estados e países. 

Então, o evento de ontem teve uma contribuição significativa não só no ato de fazer pratos mas sim gerar discussões acerca do contexto cultural e histórico.

Como bibliotecária pesquisadora tenho percebido um grande movimento na área de resgate, valores, história e cultura na área alimentar mas é necessário registrar cientificamente em forma de livros, artigos e tantos outros suportes. Pois, o futuro é bem próximo e que todos temos o direito de ter acesso memória de um povo, lugar ou país.

Gostaria de parabenizar a todos os envolvidos no evento.

Deixo minha mensagem retirada do meu TCC:


"É importante que se tenha consciência que a cultura de uma comunidade, país e lugar passa por diversas ações, pois a cultura não se limita a manifestações folclóricas. O Brasil é rico em cultura, trazendo na formação de seu povo relações entre o índio, o habitante original de terras brasileiras; nossos colonizadores, principalmente os Portugueses, Espanhóis e Holandeses (na região nordeste) e; os negros, que formam hoje praticamente a base da formação do povo, pois ao longo da evolução da nação brasileira foi a que mais se miscigenou".














Espero que gostem!!!!!!!!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário